Deputados manifestam apoio à greve dos professores de Presidente Sarney

1618382424-1110464073noticiaA greve de 120 professores da rede municipal de ensino do município de Presidente Sarney, que já dura desde o dia 21 de agosto, repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa, durante sessão plenária desta quarta-feira (24), entre os deputados estaduais Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Victor Mendes (PV).

Ambos saíram em defesa dos docentes e criticaram a atual administração da Prefeitura, que segundo eles, tem se recusado a cumprir o Plano de cargos e salários dos educadores, além disso, ainda se recusa a negociar com a categoria.

Othelino Neto, primeiro a reportar o assunto, assegurou que a paralisação das atividades vem prejudicando os estudantes do ensino fundamental. “Já faz dois anos que virou lei o plano de cargos e salários, e o prefeito se recusa a cumprir ou tentar qualquer negociação. Uma falta de respeito com os professores, mas que prejudica principalmente os alunos, que ficam penalizados sem aulas, inclusive comprometendo o ano letivo”.

O parlamentar ainda fez críticas à postura do prefeito, denunciando a tentativa de chamar professores contratados. “O prefeito de Presidente Sarney já é conhecido por ser arbitrário, por ser arrogante, por achar que o cargo de prefeito dá a ele o direito de mandar e desmandar. Ele adotou uma estratégia de tentar chamar professores contratados, fazer uma espécie de dobra da carga horária, cuja legalidade é inclusive questionável, para que esses professores assumam os lugares daqueles professores que estão em greve há mais de 30 dias”, alertou.

Por último, o oposicionista reiterou o seu apoio à classe de professores na causa. “Dirijo-me aqui aos professores e professoras deste município e dizer que vocês podem conosco nessa luta, pois nós vamos denunciar assim como já fizemos outras vezes aqui. Então, contem conosco durante toda essa luta de vocês, porque essa luta é uma luta justa”.

Depois foi a vez de o deputado estadual Bira do Pindaré se solidarizar com os educadores de Presidente Sarney. “Eu quero ser solidário com os professores, que estão aqui na luta. Eu sei o quanto é difícil fazer greve, fazer mobilização nesse país e nesse Estado. Mas, certamente vocês serão vitoriosos pela perseverança e pelo engajamento que vocês estão tendo”.

Victor Mendes, deputado da base governista, também saiu em defesa dos professores de Presidente Sarney, se colocando à disposição da categoria para intermediar um diálogo com a prefeitura municipal. “Gostaria aqui de me colocar a disposição dos docentes. Apesar de não ter mais ligação política com o prefeito Edson Chagas, estou disposto a ajudá-los tentando algum diálogo para que os senhores e senhoras sejam reconhecidos pelo trabalho que vocês têm e a importância que têm para o município, afinal, professor é uma categoria que deve ser respeitada, que deve ser valorizada, seja por qualquer grupo político ou por qualquer cor partidária, independente disso, mas a nossa educação tem que estar em primeiro lugar.”, garantiu.

Por fim, Victor parabenizou a classe pela luta e coragem de lutar por seus direitos. “Eu gostaria de parabenizá-los pela luta, pela garra que vocês têm, que é bem característica do povo de Presidente Sarney, não se intimidam, principalmente dos professores que já mudaram diversas realidades sociais, já tiveram coragem de romper com grupos políticos muito fortes, intimidadores e agora mostra, mais uma vez, a sua coragem de estar lutando para que a justiça seja feita”, finalizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s