Nova tentativa de fuga neste momento em Pedrinhas

SÃO LUÍS – Após fuga registrada na madrugada desta quarta-feira (17), no Presídio São Luís I, onde presos sairam através de um túnel, mais detentos estão tentando fugir do Complexo Penitenciária de Pedrinhas na manhã desta quarta-feira (17). Por volta das 10h, os detentos pulavam o muro do presídio. As informações são da TV Mirante.fugacadet17092014dest

A Polícia Militar já está no local. Segundo informações, eles aproveitaram a fragilidade na segurança com a manifestação de funcionários trerceirizados que está havendo no complexo.

Semana passada

Esta é a segunda fuga registrada no presídio registrada no mês de setembro. Na quarta-feira (10) da semana passada, um caminhão invadiu o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, para resgatar detentos do presídio. De acordo com informações, o caminhão havia sido roubado na tarde do mesmo dia, próximo à Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Na ocasião, as Secretarias de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), de Segurança Pública (SSP) e Força Nacional confirmaram que 36 presos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP). Os seis presos identificados estavam no Bloco Beta, e os 30 apontados na recontagem estavam no Bloco Alfa.

Recapturados

Dois foragidos do Complexo foram recapturados no início da noite da última sexta-feira (12). A prisão ocorreu na comunidade Irmãos Coragem, no bairro da Alemanha. Eles foram identificados como Rafael de Jesus Morais, conhecido como “De Menor”, e Wilson Cruz Fernandes, o “Macaco”. Os dois fazem parte do grupo de 36 internos que fugiram do presídio na última quarta-feira.

Segurança em Pedrinhas

O titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), Marcos Afonso, acredita que o ato foi premeditado e afirma que a segurança do presídio não é frágil. Em entrevista ao Imirante.com, na semana passada, o secretário, explicou como aconteceu o ato criminoso da noite da última quarta-feira. “Eles serraram as grades da cela, e após a batida do veículo no muro, eles correram para o pátio e da li conseguiram se evadir do presídio. Eles estavam armados. Temos informações de uma arma longa no local e cinco pessoas estavam com armas curtas. Hoje na revista não foi encontrado nada. Mas, ontem nós conseguimos encontrar uma pessoa suspeita com um revolver 38. Nós estamos trabalhando para tentar recapturar todos os outros o mais rápido possível” pontuou.

O secretário disse que a segurança do presídio não é frágil, mas acredita que a parte externa precisa melhorar. “A segurança interna não é frágil. Até porque, foi preciso jogar, de fora para dentro do presídio, um caminhão. A parte interna está bem protegida. A parte externa nós estamos fazendo um levantamento para que não aconteçam mais fatos como este”, disse.

Diretor da Cadet é preso

Na última segunda-feira (15), o diretor da Casa de Detenção do Complexo de Pedrinhas (Cadet), Cláudio Henrique Bezerra Barcelos, de 45 anos, foi preso, pela Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic). O gestor é suspeito de ter recebido uma quantia para garantir a liberação de três presidiários do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O secretário da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchoa, se pronunciou sobre o assunto e, segundo ele, logo que a Sejap tomou conhecimento sobre possíveis irregularidades, solicitou à Polícia Civil que instaurasse um inquérito policial. “A equipe de inteligência da Sejap, juntamente com a Polícia Civil, vinha investigando alguns casos de irregularidades sendo cometido, em tese, pela direção da Casa de Detenção e por alguns servidores penitenciários que ainda virão à tona os nomes”, explicou Sebastião Uchoa.

Balanço

Segundo informações do Sindicato dos Servidores do Sistema Pentenciário do Maranhão (Sindspem-MA), mais de 90 presos já fugiram da penitenciária este ano.

Entenda o complexo

O Complexo Penitenciário de Pedrinhas é formado por oito unidades prisionais: Penitenciária de Pedrinhas (PP); Casa de Detenção (Cadet); Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ); Centro de Detenção Provisória (CDP); Centro de Triagem (CT); Presídio São Luís I (PSL I); Presídio São Luís II (PSL II); e Centro de Reeducação e Integração Social das Mulheres Apenadas (Crisma) ou Presídio Feminino (PF).

FONTE: imirante.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s