Reação dos candidatos ao governo do Maranhão à pesquisa do IBOP

lobaofilo3-209x300Os dois principais candidatos na disputa pelo Governo do Maranhão, Edison Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente, Maranhão”, e Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão”, reagiram de maneiras distintas ao resultado da primeira pesquisa Ibope/TV Mirante de intenções de voto no estado para as eleições de 2014.

Os números foram divulgados no sábado à noite, durante o JMTV 2ª- edição, e apontam que o comunista tem 42% das intenções de votos no atual momento da disputa, contra 30% do peemedebista, uma diferença de 12 pontos percentuais.

A confirmação de que a diferença entre o primeiro e o segundo colocado está perto da casa de um dígito animou Lobão Filho, que, durante passagem pelo município de Codó, logo após a oficialização dos números, disse acreditar que os próximos levantamentos atestarão a diminuição sistemática da distância entre ele e Flávio Dino. Por outro lado, a oposição bateu forte no instituto.

“Eu tenho certeza de que a próxima pesquisa a ser divulgada vai apontar a nossa vitória. Esse discurso deles não engana mais a população. As administrações deles revelam a incompetência, a falta de compromisso com o Maranhão e seu povo. Todas as cidades por eles administradas se tornaram um caos e a população sofre com a inércia e incompetência de suas gestões”, avaliou.

O candidato fez, ainda, um comparativo entre o tempo que seu adversário está em campanha e a sua entrada na disputa eleitoral, e traçou um paralelo entre esses dois momentos diferentes e o resultado da pesquisa Ibope/TV Mirante.

“Quando iniciei essa jornada, há apenas 80 dias, ele [Flávio Dino] tinha 55 pontos percentuais à minha frente. Ele está em campanha há mais de quatro anos”, completou. Para Lobão Filho, o resultado da pesquisa “reflete a consciência que a população tomou” da disputa.

“[A população] não admite mais ser enganada pelo falso discurso da mudança, pelas falácias de quem nunca nada fez pelo seu estado e a sua gente”, reforçou.

flaviodinonova-185x300Repúdio – Desde a divulgação da pesquisa, Flávio Dino evitou comentar os números. Para contrapor o cenário desfavorável, ele preferiu repercutir por meio de suas redes sociais pesquisa Exata/TV Guará, que o aponta com liderança folgada, de quase 30 pontos percentuais.

Na única menção direta ao Ibope, Dino apenas replicou mensagem publicada em rede social pelo presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry.

“Em nome da coligação ‘Todos pelo Maranhão’ manifesto veemente repúdio a essa grosseira fraude praticada pelo Ibope”, declarou o comunista.

Para analistas políticos, a reação dos comunistas é uma mostra de que eles não tinham segurança dos números que vinham apresentando até então, em pesquisas encomendadas por eles próprios.

FONTE: O Estado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s